Um pouco mais sobre o Afanásio de todos nós.


A impressão que me resta do resultado final desta batalha entre as torcidas de cá e de lá (com alguns viracasacas para quem dou o meu voto apesar de não compartilhar desta razão niilista) é que deixaram aquele afanasiozinho que mora dentro de todo mundo sair feliz e contente achando que suas idéias são geniais, e pior, aplicáveis.

Voltando pra antes do começo então.
Escolhi o Afanásio como um símbolo, mais midiático. Esse monstrinho conservador poderia também ser chamado de Erasminho ou Jairzinho, ou qualquer um de sua preferência. O discurso é o mesmo.

Agora, pro começo.
Nos meus exercícios de previsão de futuro percebi que o barco afundou mesmo. A população parece não demonstrar só desilusão com a esquerda, vulgo Lula. Esta desilusão pode e parece ter sido transformada em outras perspectivas que convocam a adoção de outras políticas. Políticas condenáveis por mim e que partem de outros princípios. Para sermos mais claros, temo com desespero que saindo da pauta e do planalto quem teoricamente pensava a igualdade e justiça social como solução, as que vierem substituir sejam aquelas identificadas com aquele pessoal do lado de lá.
Ganhando o direito de legítima defesa, que está na pauta da TFP e de outras galeras da torcida inimiga, a proibição total do aborto, a redução ou abolição da maioridade penal, a pena de morte ou a perpétua ganhem a dimensão de lei apoiados pelo mesmo afanasiozinho de todos nós.

E depois do fim
Derrota para o argumento da manipulação quimérica da grande mídia. Mesmo com o bombardeio da Rede Globo, Folha, Estado, O Globo a favor do SIM, a derrota foi feia. Lembro pela última vez do Jesus Martín-Barbero: sem a cumplicidade cultural de determinadas demandas e discursos, os meios de comunicação não são nada. Desta vez, o publicitário do Collor ganhou da Rede Globo, porque soube de maneira espetacular alimentar o mostrinho conservador que mora dentro de tantos.

Comentários

Fiquei pensando também muito nessa nefasta perguntinha, vulgo referendo, empurrada goela a baixo. O engraçado é que meu “Não!” tem bem pouco a ver com o não do Roberto Jefferson; meu “Sim!” tem algo a ver com o “sim” do Chico Buarque, entretanto nada com o “sim” da Folha; mas veja: o que me ecafifa mais do que a impossibilidade de dizer o meu “porque isso ou aquilo”, é pensar onde enfio o meu “talvez” (não, eu não aceito sugestões!)
Beijo e abraço
>>>
Anônimo disse…
Oi cuquinha!
sobre isso: Me deu um medão danado (e não era esse o propósito de tudo?). fiquei pensando em quem votaria SIM e quem votaria NÃO. Decidi. Acabei indo de bicicleta, na chuva, até o colégio mais próximo e disse "estou ausente." Cada coisa, viu?
Beijão para você!
Saudade de tomar cerveja contigo!

Postagens mais visitadas deste blog

Árvore da Vida, do Klimt

Ela eu, ela ela ela, ela ela eu