Quando nos descobrimos hermanos

Na terça-feira, dia de jogo, havia somente oito alunos na quinta série. Três deles bolivianos.
Nesta sala eu faço meu trabalho de base Brasil-Bolívia. Eles já sabem dos fantásticos Incas e escutam quase todos os dias sobre a discriminação e racismo. Era a chance dos colegas ensinarem o que sabiam para o resto da sala.

Ta bom, gente! Vamos brincar de dicionário português-espanhol.

Como se escreve casa em português? Casa. E em espanhol? Casa.
Tão vendo, moramos no mesmo lugar.
*
Na saída da escola, descobri que um deles tem uma Bíblia em aymara que o avô esqueceu quando voltou pra Bolívia. “Ele deve é ter deixado pra vocês de propósito!”, falei. “Traga pra eu ver, por favor. E descobre alguém que possa me ensinar a falar”.

O outro aluno diz que a mãe dele fala aymara, mas só de vez em quando. Só “quando vem um homem lá em casa, ler o futuro”. Eu digo, “Jura?”. “É, ele é um feiticeiro. Espalha as folhinhas (de coca? é) e lê o futuro.”

Comentários

Bia disse…
Muito fofis...
Anônimo disse…
A idéia é boa, o texto também e a situação ótima, mas acho que a imagem que ilustra não foi tanto. Note que ela parece servir mais para um cumprimento formal, muitas vezes protocolar (leia-se falso) do que para os fins que pedem a sua bela história, não acha?
Angelamô disse…
Esta são as mãos de Lula e Evo firmando o tratado diplomático.
Sim, foi amelhor imagem que achei no google
Sim, não gosto muito de posto sem imagem
Não, eu prefeira o abraço de duas crianças. Foi que eu fotografei, mas não em papel.
F. Vives disse…
Você é uma sora legal.
Anônimo disse…
Ei, o que disse foi para conversar, não para aborrecer, espero que não tenha sido exigente demais, quer dizer, se fui, desculpe-me, mas sou um pouco, digamos, virginiano demais... Lamento muito, desculpe-me...
Anônimo disse…
É, acho que fui... bom, se der, desculpe-me... foi mal.
Cathola disse…
Cuquinha....estou sem msn... a questao tecnologia esta me dando dor de cabeça.... desculpe o lugar pouco apropriado, mas agora, não outra possibilidade de comunicação. Beijocas e por enquanto só skipe.

Postagens mais visitadas deste blog

Árvore da Vida, do Klimt

Ela eu, ela ela ela, ela ela eu