Mil chinelos para Lucas


No buteco da Oscar Freire, lotado com os operários que trabalham na reforma das calçadas, o atendente tenta me cobrar 1,90 por um refrigerante. Não, obrigada. Aproveito as mesinhas de plástico da frente do bar para corrigir as redações das 5ºB.
O exercício era fazer uma redação sobre uma pessoa que não sabia ler e foi viajar pelo Brasil. De tudo saiu sobre quem não freqüentava a escola porque era chato, porque os pais na achavam importante e sobre quem era enganado, perdia o ônibus ou a rua certa onde deveria descer.
Faltando meia hora para a última aula do dia resolvi caminhar lentamente pela Oscar Freire para observar cheiros, vitrines, pessoas e preços. Em frente à livraria da Haddock Lobo conheci o Lucas.
Ele é uma criança bem pequena, estava descalça e carregava uma caixa de engraxate feita sob medida.
Ele disse:
Me dá um real pra eu comprar um chinelo? No Pão de Açúcar. Lucas. Tô na 2ª série. Em Guaianazes. Minha mãe ta vendendo bala no farol. Igual a do sítio? É, se você fosse malvada estaria lá no sítio. Não vai dar tempo não, e você pode até perder seu emprego.

Eu disse:
Peraí. Onde você vai comprar? Como você se chama? Está na escola? Onde fica a escola? Cadê sua mãe? Cuca. Mas não sou malvada. Eu to atrasada, senão eu ia lá com você.

Um pouquinho pra frente parei em frente a uma loja da Cartier. Vi jóias que valiam mais de 1000 vezes o preço do chinelo que ele queria. Fiquei me perguntando quanto valeria os pés descalços do Lucas para o pescoço que usaria aquela jóia.

Olhei um pouco pra trás e o Lucas brincava com as moedas que já havia conseguido. Como se fossem bolinhas de gude.

Comentários

Bia disse…
É...
São apenas: "duas mãos e todo o sentimento do mundo"
disse…
Aí vc chegou na casa de um moleque nojento que fica ali ao lado (acho que já dei aula prá ele) e fica querendo se jogar da janela, ou jogá-lo. O mundo tá todo errada e eu nunca vi tanto vaso dentro de uma casa.
Na mesma oscar freire, vi uma vitrine com uma placa "five pockets: R$2000,00. Fiquei procurando uma arte, ou qualquer coisa que não deveria custar esse preço. Mas era uma calça jeans.

Postagens mais visitadas deste blog

Árvore da Vida, do Klimt

Ela eu, ela ela ela, ela ela eu